LETRAS - 25 anos
LETRAS - 25 ANOS NO CAMPUS CATALÃO
A Universidade Federal de Goiás (UFG), na década de oitenta, mais especificamente no ano de 1983, estabeleceu a política de interiorização do ensino, implantando Centros de Formação para aplicação de estágios das suas licenciaturas; a cidade de Catalão sediou um desses centros. Em 1986, a UFG realizou o primeiro vestibular para o Curso de Letras com locação em Catalão, configurando-se, a partir daí, o Campus Avançado de Catalão da Universidade Federal de Goiás (CAC).
Oferecendo a estrutura curricular e a seleção para contratação de professores, a UFG vem mantendo o CAC através de convênios firmados com a Prefeitura Municipal de Catalão (PMC), para que esta o assegure financeiramente. Nos últimos anos, especialmente a partir de 2002, a UFG disponibilizou vagas federais para locação de professores no CAC. Esta nova configuração apontou caminhos para a existência de orçamento próprio e a transformação do CAC em unidade da UFG, em 2006.
Durante esses vinte e três anos, o Curso teve em seu quadro de docentes renomados professores que, em razão da instabilidade profissional que representava a situação de professor mantido pela Prefeitura, ainda que concursados pela UFG, vincularam-se a outras Instituições de Ensino Superior que lhes representavam melhor oportunidade de investimento na pesquisa, ensino e extensão e de reconhecimento da categoria. É assim que o Curso, apenas muito recentemente, conseguiu fixar um quadro de profissionais para nele investir, produzir e se fortalecer. Nesse contexto, muitos dos professores que aqui estão há mais de cinco anos só puderam se qualificar mais tardiamente e, não raro, são ex-alunos do CAC. O tempo que dedicaram ao Curso, por vezes, foi majoritariamente, com a finalidade quase exclusiva de sustentar a altíssima carga horária para a sua manutenção, não lhes restando tempo, investimento e motivação para a pesquisa e a produção bibliográfica.
Esse empenho do Curso se traduziu, também, na criação de um periódico científico, Linguagem: Estudos e Pesquisas, cuja publicação se iniciou em maio de 1997 e, ininterruptamente, vem divulgando pesquisas desenvolvidas por estudiosos do CAC e de outras Instituições do Ensino Superior do Brasil. Essa revista conta com 13 números já publicados e o décimo quarto já se encontra em edição. O acesso da revista em sua versão eletrônica encontra-se em http://www.revistas.ufg.br/index.php/lep/
No sentido de consolidar a presença da Universidade Federal de Goiás no interior do Estado, no ano 2006, o Campus Avançado de Catalão, até então apenas um órgão suplementar da UFG, foi alçado à categoria de Unidade Acadêmica, passando a se chamar somente Campus Catalão. O que pode parecer, à primeira vista, uma mera alteração de nome, trouxe profundas modificações nas condições de trabalho dos docentes e melhoria da estrutura física e de pessoal técnico-administrativo da instituição, uma vez que a transformação em Unidade garantiu o estabelecimento de um orçamento próprio e a destinação de verbas que anteriormente não poderiam ser alocadas em um órgão suplementar. Desse modo, a transformação em Unidade, aliada à inserção no Projeto de Reestruturação e Expansão das Ifes (REUNI), empreendido pelo Governo Federal a partir de 2007, constituíram a garantia de um processo de revitalização do Campus Catalão.
O histórico esforço dos professores para manter o Curso de Letras no CAC/UFG por mais de uma década como a única oportunidade de formação na área para profissionais do ensino e da pesquisa fora da capital Goiânia, ratifica-se em dados consideráveis, tais que: no ano de 2009, o Curso de Letras do CAC formou a sua vigésima turma de licenciatura, no período noturno, e a quinta turma matutina. Tem, ao longo de mais de duas décadas de existência, titulado aproximadamente mil alunos. Na sua história, consta, ainda, a “Especialização em Letras – leitura e ensino” que já titulou sessenta alunos e contou, na sua terceira turma, 26 alunos regularmente matriculados. Desses, cinco alunos já se encontram em programas de Mestrado.
Tais acontecimentos refletem o fato de que o Curso de Letras tem investido, a partir do incentivo à pesquisa, por meio de programas institucionais de pesquisa, como o Programa Institucional de Bolsas à Iniciação Científica (PIBIC), o Programa Institucional Voluntário à Iniciação Científica (PIVIC) e o Programa de Pesquisa em Licenciatura (PROLICEN), bem como do Programa de Bolsas de Extensão e Cultura (PROBEC), ou por meio de iniciativas que não se vinculam às modalidades anteriormente citadas, em uma graduação capaz de preparar seus alunos e alunas para o ingresso em programas de pós-graduação em nível de Mestrado.
Até 2009 o Curso de Letras oferecia o Curso de Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Português. Em 2010, o Curso de Letras implementou o Curso de Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Português/Inglês, tornando-se Departamento de Letras. Ainda em 2010, o Departamento de Letras formalizou a proposta de criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu denominado Mestrado em Estudos da Linguagem que obteve recentemente a aprovação da CAPES. O Departamento de Letras do CAC/UFG prevê que a primeira turma do PMEL se iniciará em agosto de 2011.
